terça-feira, 12 de abril de 2011

Santos terá fundo municipal para proteção de animais

Enfim, uma boa notícia aos nossos amigos! Foi aprovado nesta segunda-feira, dia 11, durante sessão na Câmara de Santos, o projeto de lei que cria o Fundo Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal, a Fubem. Pois é, agora a cidade terá um órgão destinado a administrar recursos para serem investidos em programas de defesa da causa animal.

Os recursos do fundo serão geridos por um conselho diretor, formado por sete membros: três da área pública (incluindo o secretário municipal de Meio Ambiente), três de entidades protetoras e um representante do setor de Educação (Medicina Veterinária ou Ciências Biológicas). O projeto prevê, ainda, a captação de dinheiro proveniente de Termos de Ajustamento de Conduta (TACs), firmados pelo Ministério Público com empresas autuadas por danos ambientais.

AÇÕES - Entre as ações previstas para a Fubem estão:
- incentivo à posse responsável de animais;
- implantação de programas de controle populacional;
- capacitação de agentes que assegurem o cumprimento da legislação municipal. 

Está previsto, também, que os carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) contenham um boleto de contribuição anual facultativa, ­ no valor inicial de R$ 20,­ aos munícipes interessados em ajudar a Fubem.

As contas do fundo serão analisadas anualmente pelo Conselho Municipal para Proteção à Vida Animal (Comvida). 

"O prefeito (João Paulo Papa) foi sensível à causa. É mais do que justo que os animais tenham o respeito, no mínimo, à altura do patamar que Santos atingiu". 
Vereador Benedito Furtado (PSB)

Finalmente, esta luta antiga foi vencida! Esperamos que a Fubem inicie logo suas ações na Cidade e que sirva de exemplo aos outros municípios da região. 

Post por Bianca Figueiredo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Licença Creative Commons Bichanos na Web is licensed under a Creative Commons Atribuição License.