quarta-feira, 24 de março de 2010

Atitudes que você pode tomar a favor dos animais

Simples atitudes podem diminuir os maus tratos aos animais que acontecem a todo momento em todo o mundo. Veja algumas delas e se conscientize de que pequenos atos podem tornar o mundo deles melhor.

Não compre animais em lojas. Adote-os - Pode ser um animal de abrigo, da rua ou de um canil municipal, mas não incentive criadores profissionais. A superpopulação de animais não é um problema de animais sem raça definida. Os CCZs (carrocinhas) também recebem muitos animais de raça. Enquanto a população brasileira não estiver educado para respeitar animais, o comércio dos mesmos é nocivo. Para cada cão de raça vendido numa feira ou num pet shop, dois cães vira-latas são mortos em canis municipais, vítimas de toda sorte de maus tratos.

Faça um trabalho voluntário - Muitas associações já têm bastante gente trabalhando diariamente com os animais. Você pode ajudar de várias maneiras, como arrecadando ração com a sua vizinhança, remédios ou juntando jornais velhos e lixo reciclável (algumas delas vendem latinhas e embalagens plásticas usadas). A maioria das entidades também precisa de gente para elaborar campanhas, escrever artigos para a imprensa e traduções. Escolha uma associação perto de você e doe uma parte do seu tempo!
Conheça algumas delas: UPA (União Protetora dos Animais) PEA (Projeto Esperança Animal) MAPAN (Movimento de Apoio e Proteção aos Animais e a Natureza)

Divulgue campanhas entre seus amigos - Muitos de nossos amigos não se dão conta do que acontecem com os animais. Informe-os, ajude a conscientizá-los. Não mande a eles tudo o que você encontra sobre animais, já que é muito material que circula pela internet. Selecione as campanhas de impacto e peça para que eles colaborem, sendo participando ou as divulgando.

Denuncie maus tratos a animais - Com a Lei de Crimes Ambientais, não há mais razão para não denunciar maus tratos a animais. Você mesmo pode ir a uma delegacia e fazer a queixa. Tenha uma cópia da Lei impressa, mostre para o delegado e exija o cumprimento dela. Temos que fazer com que essa Lei aconteça de verdade e isso é responsabilidade de cada um de nós. Procure uma associação e peça orientação, mas não deixe que crimes contra animais aconteçam diante de seus olhos, sem tomar uma atitude.

Conheça outras leis brasileiras de proteção aos animais aqui

Viu como é fácil?
E ai, o que você faz pelos animais?
.
Post por Bianca Figueiredo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Licença Creative Commons Bichanos na Web is licensed under a Creative Commons Atribuição License.