quarta-feira, 23 de junho de 2010

Nada de stress na Copa do Mundo

Vuvuzela + apitos + fogos de artifício + tudo o que há de mais barulhento nas lojas de R$ 1,99. Esse é o bem conhecido kit torcedor que agrada muito os humanos apaixonados por futebol e pela seleção brasileira. Já no mundo animal a história é completamente diferente e cada jogo do Brasil na Copa do Mundo é sinônimo de T O R T U R A para o seu animalzinho.

Embaixo da cama, do edredom, da máquina de lavar ou até da sua saia! O medo da bagunça e da barulheira é tanta que eles saem feito loucos procurando um lugar para se proteger. Alguns se escondem e ficam quietinhos esperando o mundo terminar de acabar, enquanto outros, com medo da barulheira, contribuem com ela agregando latidos estéricos aos apitos. 

Pensando nisso, a Revista Criativa ouviu especialistas e preparou uma matéria bem legal com cuidados essenciais para o bem estar do seu animal em épocas como essa.  

Veja as melhores dicas para você amenizar o sofrimento do seu bichinho.

Prevenir o medo
Se você tem um cão ou gato ainda filhote, com três ou quatro meses, não o conforte em situações de barulho. O ideal é brincar com bolinha ou distrair o pet durante o ruído. Mantenha uma atividade prazerosa com o cão, como brincadeiras, e gradualmente exponha-o a estímulos barulhentos.

Tratar o medo
Segundo os especialistas, é possível tratar o trauma do animal mesmo quando adulto, porém o processo é mais demorado que a prevenção e deverá ser feito com a ajuda de um profissional. “Usamos um CD com sons de fogos, com o som bem baixo e mantemos uma atividade prazerosa com o animal, pode ser uma brincadeira com a bolinha ou petiscos. Aumentamos o som gradualmente para ele ir se acostumando”, explica o veterinário, especialista em comportamento animal e consultor da organização Cão Cidadão, Daniel Svevo.



Sete medidas paliativas

1. Solte a coleira
Não deixe seu cachorro ou gato na coleira. Muitos animais, quando presos, morrem por enforcamento, no desespero de fugir dos fogos e rojões.

2. Deixe-o num local tranquilo
Se precisar isolar seu pet, deixe-o fechado em um local sem vidro e seguro. Com medo, muitos animais atravessam a vidraça e acabam se ferindo gravemente.

3. Acalme-o
Homeopatia, florais e acupuntura podem diminuir o medo e a ansiedade do seu animal. Mas esses tratamentos devem ser feitos ao longo do ano. Converse com seu veterinário, pois é ele quem dirá a dose certa e o medicamento correto.

4. Algodão no ouvido
Em casos extremos, alguns veterinários indicam colocar um chumaço de algodão nos ouvidos do animal, porém alguns pet podem estranhar também essa situação.

5. Cuidado com as fugas
Não deixei portas e janelas abertas, cães e gatos podem tentar fugir para a rua com receio dos fogos.

6. Televisão ou rádio ligado
Para trazer conforto ao animal, você pode colocá-lo em um local seguro, com a luz acesa e a televisão ou rádio ligado (não muito alto) para abafar o som dos rojões.

7. Sem vizinhança
Uma solução, principalmente para quem tem em casa um animal com fobia grave a barulhos, é afastar completamente o bicho, deixando-o em locais protegidos, como hotel longe da cidade e sem vizinhança.

Post por Bianca Figueiredo

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Cuide bem do seu amigo

Confira o vídeo que preparamos para você sobre abandono e castração.


Todos os cãezinhos que aparecem no final deste vídeo estão esperando por um dono fiel e carinhoso na Divisão de Controle de Zoonose da Cidade de Guarujá-SP, que fica na Rua Professora Maria Lídia Rêgo Lima, nº 311, em Vicente de Carvalho. O telefone é (13) 3287-7197.  

O único interesse desse seu amigão é o seu carinho. Não abandone o seu melhor amigo e cuide bem dele para garantir bons momentos de lealdade e felicidade!

Até a próxima!

quarta-feira, 2 de junho de 2010

PodPet

Vamos conversar sobre Zooterapia?
Confira o nosso podcast!




.:: Clínicas de Zooterapia

Zoovet Centro Veterinário de Zooterapia
Rua Humberto Barbin, 108 - Jd Flamboyant
Valinhos/SP
Tel.: (19)3871-0500
 
Licença Creative Commons Bichanos na Web is licensed under a Creative Commons Atribuição License.